#3BREJAS de um estilo que a estrela principal é o LÚPULO

A florzinha verde é um dos ingredientes fundamentais na produção de uma cerveja, proporcionando aroma e amargor.

A India Pale Ale, famosa IPA, é um estilo que se destaca pelo alto teor de lúpulo, que trás seu aroma de forma evidente e deixa a cerveja com amargor bastante presente.

Ela é a responsável pela propagação da famosa frase “cerveja artesanal é muito amarga”, mas isso é um mito já que não são todos os estilos que apresentam essa característica de maneira tão marcante.

A IPA é um dos estilos mais adorados pelos amantes de cerveja artesanal. A galera começa achando-a muito amarga e depois vai acostumando, quando vê já está querendo cada vez mais e mais amargor.

O estilo se tornou um dos mais populares no Brasil e no mundo e para agradar os “hop heads” (aqueles que gostam mesmo é de cerveja lupulada, os cabeças de lúpulo) começou aparecer variações do estilo.

As #3BREJAS selecionadas são 3 variações de de IPA: Uma American IPA, uma session IPA e uma Imperial IPA.

-A Lagunitas IPA é uma “American IPA”, o estilo mais comum no mercado de cerveja artesanal, hoje em dia, entre as India Pale Ales. O uso do lúpulo americano apresenta na cerveja aromas cítricos e frutados, muitas vezes nos lembra maracujá, laranja, tangerina, frutas tropicais (… ) dependendo do lúpulo usado na receita.  Aqui na lagunitas, a cerveja é extremamente aromática e esse cítrico remete a toranja.

-A Session Citra da Wals é uma “Session IPA”, a principal diferença no estilo é o teor alcoólico mais baixo, nesse caso 3,9%, deixando a cerveja mais leve, porém sem tirar o foco da estrela principal: o lúpulo! É uma ótima opção pra quem está começando no mundo das amarguinhas. A cerveja leva esse nome, pois é feita com bastante lúpulo citra, que também é americano e nos lembra frutas cítricas tropicais.

-Já a Roleta Russa é uma “Imperial IPA”, que vai no caminho oposto da session. A imperial IPA é a versão mais potente da IPA: com mais amargor e teor alcoólico mais elevado. Os Hop Heads piram!

A roleta russa apresenta 7,6% de álcool e amargor extremamente alto. Os aromas e sabores do lúpulo, cítrico e herbal, são super evidentes e na boca possui um final seco.

Por Júlia Leme

Leave your reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.