3 dicas de gastronomia Vegana para o fim de ano!

Você optou por não consumir mais animais, mas não optou por não mais ver os amigos e tomar uma gelada, principalmente nesta época, onde há festa em tudo que é lado.

A dica de hoje é para você que também não está consumindo nada de leite de vaca, seja por estar amamentando, descobriu que o leite te faz mal ou por outras questões. E o melhor, a dica é para servir frio, porque neste calor está bem complicado comer comida quente e ainda ficar na frente da churrasqueira.

A primeira dica é um clássico, saboroso, refrescante e permite usar da criatividade. Falamos de um salpicão de casca de banana. Isso mesmo, casca de banana.  Fica uma delícia e se não disser ao tio que adora fazer a piadinha sem graça com bacon que é de frango, ele acredita.

Descasque cinco bananas de qualquer tipo, desfie com um garfo e coloque em uma água com um pouco de vinagre por 20 minutos.  Depois refoga 1 cebola, 2 dentes de alho e as cascas escorridas. Não precisa lavar. Cozinhe 2 batatas, 1 cenoura, 1 vagem, corta em cubo e reserva.  Depois de refogada a casca, adicione as batatas, cenouras, vagem e coloca azeitona picada, milho, salsão – não pode faltar e nem ser substituído – 3 colheres de sopa do Cream Cheese de castanha de caju da Galácteos e misture bem, não se esquece do sal, pimenta do reino e um limão. Se quiser ralar a casca de um limão, dá bom. Pode colocar uva passa, nozes, o que quiser. Depois de 2 horas de geladeira, coloque batata palha e vai pra galera. Dá muito certo.

Segunda dica é uma farofa de presença. Coloque 2 xícaras de feijão fradinho de molho de um dia pro outro e cozinhe na panela de pressão e reserve. Pegue duas bananas da terra, corte em cubos, doure do azeite e reserve.  Refoga uma cebola, 3 dentes de alho e coloque 3 xícaras de farinha de mandioca,1 xícara de azeite e refogue. Depois adiciona a banana, o feijão, 1 lata de milho, azeitona cortada, 1 cenoura ralada e cheiro verde. Deixe em temperatura ambiente e pronto.

Ceviche Vegano
Ceviche Vegano

Terceira é a que mais impressiona e que tem mais a ver comigo, pois meu paladar é azedo e picante. Falo do Ceviche de “Carne” de Coco Verde.

Vá tomar uma água de coco com alguém, mas coco de verdade, não esses que são pasteurizados feito aqui na nossa região que todo mundo acha que é super bom, mas não é. Peça para abrir os dois cocos e retire toda poupa com uma colher. Corte em pedaços pequenos de mais ou menos 2 cm, esprema 5 limões Taiti e e 2 Limões Siciliano e deixe pelo tempo de preparo das outras coisas. O limão vai cozinhar o coco. Corte 1 cebola roxa, 1 branca, 1 pimenta dedo de moça sem sementes, uns 10 tomates cereja partidos ao meio,  rale um pedaço pequeno de gengibre, corte uma manga em cubos, corte em rodelas bem finas 2 rabanetes e depois misture com o coco. Tempere com sal, ervas que quiser e adicione azeitona, castanhas, o que preferir. Deixe na geladeira por umas 2 horas pegando bem o sabor e sirva. Tenho certeza que vai surpreender muita gente pela cor e principalmente pelo sabor.

Dúvidas, fale comigo.

Um abraço e até a próxima. Namaste.

Leave your reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.