DETOXificando

Olá! É com muita alegria que estou aqui com meu primeiro tema para o Guia Marília, inaugurando a minha coluna!

E é claro que no início do ano, costumamos entrar em uma vibe de novas energias, em todos os sentidos! Por isso, resolvi contar um pouquinho pra vocês sobre um alimento – preparação, na verdade – que tem TUDO a ver com renovar, purificar, limpar, DETOXificar… é ele: o famoso suco verde, mais conhecido por DETOX.

E vocês sabem por que ele leva esse nome? Porque ele realmente faz uma limpeza no nosso organismo, fortalecendo nossa saúde e eliminando toxinas. Os ingredientes que usamos para prepara-lo são totalmente naturais, riquíssimos em vitaminas, minerais, antioxidantes, muitos deles são diuréticos (então vai ajudar a não reter líquido), sacia, ajuda na saúde intestinal e imunológica.

O que precisamos saber, antes de falar mais sobre o suco, é que ele NÃO substitui nenhuma refeição (como muitos sites expõem por aí). Ele é uma opção que pode ser consumida ao longo do dia como um lanche, uma parte do seu café da manhã, um pré-treino, e logicamente a sua alimentação deve ser balanceada – não adianta continuar com hábitos que não fazem bem para seu corpo e achar que o suco verde vai resolver depois, ok? Ele é seu ALIADO, não o milagre da sua vida hahahahaha

Então começando pela propriedade antioxidante (o que é isso nutri????): Existem milhares de definições para antioxidantes, mas de maneira bem simples que posso trazer pra vocês, é uma substância capaz de combater os danos causados por outra substância conhecida por radicais livres (implicam em muitas doenças ao nosso organismo e são provenientes de alguns produtos alimentícios e ambiente – tão poluído – que vivemos). Como exemplo, temos a vitamina C, vitamina E, vitamina A, zinco, selênio, encontrados em frutas, verduras e legumes!

 No suco verde, temos um “combo” de antioxidantes quando combinamos, por exemplo, cenoura + limão + maçã, couve + morango + abacaxi, espinafre + kiwi + manga, pepino + laranja + melão.

Então lembrem-se: alimentos antioxidantes combatem moléculas ruins do nosso organismo! Consequentemente, nosso sistema imunológico melhora, ainda mais por associarmos as fibras alimentares que promovem a integridade do nosso intestino. Aí vem mais uma característica importante do suco verde: as fibras!!!!

Elas são conhecidas por promover saciedade, e controlar o nível de glicose no nosso sangue (vocês já devem ter observado que aquele seu parente diabético recebeu orientação pelo médico ou nutricionista pra consumir e até mesmo suplementar fibras!), e mais conhecidas ainda por manter a saúde intestinal, que é essencial para nossa saúde como um todo! As fibras estão presentes também nas verduras, legumes e frutas, e muitas delas estão nas cascas/talos, por isso sempre indico para utilizar o alimento INTEIRO – nada de tirar a casca da maçã, hein?, está também presente nos cereais integrais, arroz integral, aveia, centeio, e nas leguminosas, feijão, ervilha, lentilha… O suco verde é rico em fibras pois usamos uma variedade de folhas e frutas na preparação e também podemos acrescentar farelos, cereais, sementes.

E além desses benefícios, o suco verde é considerado um suco ENERGÉTICO (disposição durante o dia), DIURÉTICO (adeus a retenção de líquidos), e sua composição vitamínica também auxilia nos cabelos, unhas, pele… e além de tudo é muito prático! Você bate tudo no liquidificador e já consome (eu não levo nem 10 minutos para prepara-lo)!!!

Sabendo de todos esses benefícios e aproveitando esse começo de ano para se libertar das toxinas que estão no seu organismo, vamos tomar um suco verde?

1 – Escolha um vegetal verde-escuro: pode ser couve, rúcula, agrião, espinafre… (2 folhas)

2 – Escolha dois ou três tipos de frutas (tente combinar cores diferentes para um suco mais nutritivo com o tal combo de vitaminas e minerais antioxidantes): maçã, laranja, morango, kiwi, abacaxi, goiaba, maracujá, melancia, melão, limão, banana, uva, framboesa, amora, ameixa… (depende do tamanho da fruta, se for pequena, a unidade inteira, se for grande, meia unidade, ou 1 fatia no caso de melancia, melão, abacaxi)

3 – Para ficar ainda MAIS nutritivo, acrescente berinjela ou pepino ou cenoura (pouca quantidade, picado)

4 – Não se esqueça do GENGIBRE!!! E pra ficar gostoso você pode colocar folhinhas de hortelã também! (o gengibre também, em pouca quantidade para não sobressair o sabor e assim você sentir o sabor dos outros alimentos)

5 – Um pouco de semente de linhaça, ou farelo de aveia, que tal? (1 colher de sobremesa é suficiente)

6 – Meio copo de água e pronto! Só bater no liquidificador e ingerir!!!

Dica importante: consuma em intervalos espaçados entre o almoço e o jantar para todos os nutrientes serem melhor absorvidas e nenhum interferir na absorção do outro, ok?

É isso gente! Espero que tenham gostado e criem o hábito de consumir o suco verde, mas PRINCIPALMENTE tenham o hábito de consumir todos os alimentos que o suco verde propõe ao longo do dia, seja uma salada com folhas e legumes, uma fruta com um cereal, um legume refogado, uma sobremesa com frutinhas variadas, equilíbrio é tudo!

Até a próxima (e preparem-se que virá o tema mais pedido no meu instagram hahahaha)!!!

Leave your reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.