Queijos de Castanhas são Imitações de Queijos tadicionais?

Olá, como está?

Quando falamos de alimentos veganos que se assemelham a um tradicional,como uma moqueca de pupunha sem o tradicional cação, logo imaginamos que queijos a base de amêndoa,castanha ou amendoim são imitações de queijos tradicionais feitos a base de leite de vaca e fermento lático,mas conceitualmente não são e vamos saber o porque disso.

Queijo é uma proteína fermentada, que passam por um processo de preparação dos ingredientes, sora,fermentação,maturação,dentre outros processos, mediante a característica de cada um, pois alguns passam por um processo de cura maior, maturação, envelhecimento, etc. Acontece que, quando falamos de queijos a base de castanhas, por exemplo, este processo todo não muda muito e dentro do que significa uma proteína fermentada, sim, queijo de castanha é um queijo, pois a castanha possui bastante proteína e passa por todo processo que já mencionei aqui, que envolve a fermentação dela através de probióticos e culturas de fungos, por exemplo, para fazer um roquefort, ou um brie.

No Brasil temos algumas empresas produzindo queijos vegetais em escala industrial, ainda é uma cultura que precisa de tempo para ser instaurada por aqui, apesar do número de veganos, alérgicos e intolerantes à proteína do leite e lactose ser representativo.

Na Europa é um pouco diferente, pois além de possuírem a cultura de consumo e preparação de alimentos fermentados pelo clima frio é o continente onde se produz um dos melhores queijos do mundo, mas a primeira queijaria vegana do mundo foi em Los Angeles, pelo mestre queijeiro marroquino Yousseff Fakhori, que dizia não gostar e até mesmo rir dos veganos, até se apaixonar por uma e colocar todo o seu conhecimento e talento na produção de queijos fungados e tradicionais como Camembert, Bleu, Chèvre, Brie, Gouda defumado, Gorgonzola, ou melhor, Veganzola.

Infelizmente o romance não andou, mas Yousseff não abandonou o negócio e possui sua queijaria em Los Angeles, onde você pode comprar queijos por quilo e lanches prontos com os queijos.

Os queijos de Youssef são tão bons que são consumidos não só pro veganos, mas por onívoros e muitos chefs de cozinha, que usam dos queijos em preparações de pratos requintados.

Nos Estados Unidos, na Suiça, Espanha etc existe uma gama grande de queijarias veganas, vou colocar um link aqui caso queira saber mais.

No Brasil este movimento tem crescido e nós da Galácteos somos orgulhosos de pertencer a este movimento, levando saúde e opção para quem quer comprar ou fazer o seu queijo fermentado em casa com nossos cursos.

Um abraço. Namaste

 

 

Leave your reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.